7 tendências para o marketing digital em 2021

O ano de 2020 obrigou a humanidade a ser mais ágil. O processo de produção e O ano de 2020 obrigou a humanidade a ser mais ágil. O processo de produção e distribuição de vacinas, por exemplo, nunca foi tão rápido. No mesmo ano em que a COVID-19 foi declarada uma pandemia, russos e britânicos iniciaram a vacinação contra a doença — algo inédito na nossa história.

Na economia, aconteceu um processo semelhante. Milhares de negócios que ainda ignoravam o marketing digital precisaram se digitalizar de forma veloz. Acontece que os processos de marketing digital se atualizam muito rápido, acompanhando novas tendências e as mudanças que acontecem no mundo.

É por isso que decidimos fazer uma ampla pesquisa, analisando dados que coletamos em nosso dia a dia para listar algumas das tendências de marketing digital para 2021. Curioso? Então, vamos lá? distribuição de vacinas, por exemplo, nunca foi tão rápido.

Na economia, milhares de negócios que ainda ignoravam o marketing digital precisaram se digitalizar de forma veloz. Mas os processos de marketing digital se atualizam muito rápido e é por isso que decidimos fazer uma ampla pesquisa, para listar algumas das tendências de marketing digital para 2021. Curioso? Então, vamos lá?


1. Tendência do marketing digital para 2021: marca com propósito

Um estudo divulgado pela Delloite mostrou que 79% dos entrevistados disseram se lembrar de uma marca que respondeu positivamente aos desafios impostos pela pandemia.

Cada vez mais as marcas estão deixando claro o seu propósito e isso faz com que o consumidor se identifique com a empresa, facilitando a transformação desse indivíduo em um promotor da marca.

Se antes a missão e os valores de um empreendimento ficavam expostos apenas em textos corporativos, agora eles estão presentes nas ações de comunicação das empresas.


2. Processos ágeis

Ao ficar em casa, as pessoas passaram a usar mais o smartphone para realizarem as suas compras. Tudo o que acontece nessa telinha é rápido — e essa mesma rapidez é esperada das empresas.

Para conseguir atender às altas expectativas dos consumidores, os negócios precisaram estudar os seus processos e digitalizar grande parte das operações. Esse comportamento deve se intensificar no próximo ano, despontando como uma forte tendência do marketing digital para 2021.

Caso o seu negócio não tenha como acelerar algum processo, seja claro com o cliente, explicando o porquê. Em alguns casos, isso pode ser explicado como um diferencial, como no caso de um produto artesanal que leva mais tempo para ser finalizado porque é feito à mão.


3. Decisões tomadas com base nos dados

Você é daqueles empresários que toma grandes decisões confiando apenas no seu instinto? Se a resposta for sim, cuidado, pois esse tipo de comportamento está cada vez mais fora de moda.

Em 2020, grandes decisões tiveram que ser tomadas com base nos números, desde os indicadores financeiros até às previsões sobre o mercado. O marketing digital é um grande aliado nesse sentido, já que coleta e analisa grandes volumes de dados.

Em 2021, a análise de informações seguirá sendo uma bússola que ajudará as empresas a investirem em iniciativas com mais chances de trazerem resultados.


4. Atendimento via chat

O atendimento telefônico ainda é o predileto de muitas pessoas, principalmente as mais velhas, que tiveram mais contato com as ligações. Contudo, as gerações mais novas se comunicam por mensagens — e isso pede que o atendimento para esse público use chats, incluindo chatbots.

Uma vantagem desses sistemas é que parte do atendimento pode ser automatizado, economizando recursos da empresa e fazendo com que haja uma possibilidade de ele ser aperfeiçoado constantemente, em uma velocidade impressionante.


5. Atualização da marca

Ainda em 2020, a Via Varejo resolveu mudar drasticamente o visual do seu mascote, o Baianinho. O personagem se tornou um adolescente, altamente conectado. O resultado foi interessante, pois ajudou a rejuvenescer a marca, melhorando a sua presença no digital, ainda dominada pela sua concorrente Magalu.

Isso fez com que muitos empresários entendessem a necessidade de adequar o tom de voz da comunicação empresarial, fazendo com que a mensagem consiga conversar adequadamente com outros públicos.

Ainda que o seu negócio não tenha um mascote, fica o questionamento: a sua mensagem pode ser modernizada? Esse processo de atualização é muito importante e deve ser feito com a ajuda de profissionais. Caso contrário, corre-se o risco de despersonalizar uma empresa.


6. Experiências digitais

A experiência de venda foi reinventada durante este ano. O mercado imobiliário, por exemplo, levou para o on-line as visitas aos imóveis, as conversas com os corretores e as informações sobre as condições de pagamento.

Essa tendência deverá continuar no ano que vem, pois ela consegue melhorar a experiência do cliente, convencendo-o da compra. Isso exigirá que as empresas contratem agências que tenham experiência em UX Designer, área que, entre outras coisas, pesquisa as melhores formas de melhorar a experiência do usuário ao usar sites e aplicativos.


7. Resposta rápida às crises de imagem

Houve um tempo em que só grandes multinacionais precisavam se preocupar com crises de imagem, já que apenas elas poderiam ser alvo de grandes reportagens ou escândalos. Com as redes sociais, isso mudou.

Basta um comentário insatisfeito no Instagram para que uma avalanche de usuários comece a depreciar a sua empresa, com ou sem razão.

Como resolver isso? A melhor forma é desenvolver antecipadamente um plano de ação. Esse plano irá direcionar o trabalho do social media, do time de marketing e até do atendimento.

Se as reclamações forem justas, é preciso traçar uma ação para minimizar os danos e reparar, quando possível, o erro. Ignorar o problema, apenas deletando as críticas, não solucionará a questão.

Novamente, a análise de dados se mostra útil. Com ela, é possível prever tendências de comportamento e até evitar que pequenos erros na operação dos negócios virem problemas na imagem da empresa.

Entender as tendências do marketing digital para 2021 vai ajudá-lo a traçar as ações mais adequadas para o seu empreendimento no ano que vem. Marketing digital é muito mais complexo do que criar contas nas redes sociais ou fazer uma leitura simples sobre funil de vendas.

É por isso que você precisa conversar com profissionais que tenham a consciência de que é preciso ir além de onde a maioria vai para ter sucesso investindo no marketing online. Agora que você sabe as tendências para o marketing deste ano, que tal preparar a sua empresa para essas oportunidades?


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